quarta-feira, 16 de junho de 2010

The Pacific (Minissérie da HBO)

Produção: Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goetzman

Direção: Jeremy Podeswa, Carl Franklin, David Nutter, Timothy Van Patten.

Anunciada como a minissérie mais cara da história da TV, The Pacific conta a história em dez episódios de três fuzileiros americanos em suas jornadas nos territórios orientais durante a Segunda Guerra Mundial. Cineasta obcecado com o tema Segunda Guerra e o Holocausto, Spielberg já realizou verdadeiras obras primas como A lista de Schindler, O resgate do soldado Ryan e outra ótima minissérie chamada Band of Brothers.

The Pacific é superior a Band of Brothers nos aspectos técnicos, visto o investimento, é claro. Mas na parte artística, os episódios deixam um pouco a desejar. Não são todos os que tocam de fato no espectador. Aqueles que o fazem são aqueles que se concentram mais nos personagens do que nas batalhas em si. Mesmo essas sendo muito bem realizadas, não fazem sentido se o espectador não está comprometido com o destino dos homens envolvidos. E nisso, Band of Brothers é mais bem sucedida.

As performances são impecáveis, a direção de arte e efeitos visuais impressionantes e a trilha sonora emocionante. Uma grande combinação que fazem a minissérie inesquecível. A minissérie não se preocupa muito em abordar questões políticas e sociais envolvendo o lado dos japoneses. Apenas acompanha os três fuzileiros americanos em suas jornadas durante os quatro anos de guerra e principalmente as conseqüências desta nas suas vidas. Lembrei-me muito do vencedor do Oscar de melhor filme desse ano, o ótimo Guerra ao Terror e também do clássico Os melhores anos de nossas vidas nos últimos episódios.

Sem dúvida, recomendo The Pacific.

Nota: 8