domingo, 2 de maio de 2010

Homem de ferro 2 (Iron man 2)

Homem de ferro 2 (Iron man 2) – EUA – 2010

Direção: Jon Favreau

Roteiro: Justin Theroux, baseado nos quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby

Esse segundo longa Homem de ferro 2 parte do exato ponto em que o primeiro filme termina. O momento em que Tony Sark (Robert Downey Jr.) anuncia ao mundo que ele é o Homem de ferro. Dentre a enxurrada de filmes de super-heróis baseados em histórias em quadrinhos, Homem de ferro em 2008 surgiu como um alívio, devido a ter apresentado cenas de ação muito bem realizadas por Favreau e principalmente, por ter um protagonista que não passa por crises existências pelo fato de ser um herói e não tem traumas do passado. Tony Stark é egocêntrico e narcisista e se preocupa apenas em se divertir e gastar sua imensa fortuna.

Todas as características positivas do primeiro filme foram conservadas nesse segundo. O humor ácido, as ótimas cenas de ação (melhores ainda nesse, devido ao investimento maior) e o tom leve da história, sem se preocupar muito em se aprofundar na mente e nos dramas dos personagens.

Downey Jr. continua perfeito na pele de Stark, demonstrando estar se divertindo muito, assim como Tony, em tudo o que faz. Ele encarna muito bem o egocentrismo de Stark e até mesmo sua infantilidade e imaturidade diante da vida. Parece um menino empolgado com seu brinquedo novo. A cena da festa na mansão é imperdível. Gweeneth Paltrow e Scarlet Johanson não têm muito que fazer com seus papéis com poucos momentos em cena. O destaque fica por conta dos vilões Justin Hammer e Ivan Vanko interpretados por Mickey Rourke (Vanlo) com fúria e intensidade me suas poucas falas e Sam Rockwell (Hammer) tão infantil quanto Stark. Outra participação imperdível é a de Samuel L. Jackson como Nick Fury, parceiro de Stark.

Com um roteiro não muito original, o conflito que Tony enfrenta é com o governo dos EUA, que quer tomar sua armadura pelo fato de ser considerada uma ameaça ao mesmo tempo em que é perseguido por Ivan que quer vingar a morte de seu pai morto pelo pai de Stark. Além disso, Stark entra em um processo de envenenamento pelo mesmo dispositivo que o mantém vivo, tendo que achar uma solução em curto intervalo de tempo.

O charme do filme fica por conta da direção de Favreau, que tem um talento especial para dirigir longas de ação. Ele imprime energia em todo o filme e consegue fazer humor, o que é muito raro.

Mantendo o nível de qualidade do primeiro, Homem de ferro 2 é uma ótima continuação. O terceiro promete.

Nota: 9