terça-feira, 26 de outubro de 2010

A queda - as últimas horas de Hitler (Der Untergang)

A queda - as últimas horas de Hitler (Der Untergang) – Alemanha/Itália – 2004

Direção: Oliver Hirschbiegel

Roteiro: Bernd Eichinger, baseado no livro de Joachim Fest

Os russos tomam Berlim em abril de 1945 deixando o exército alemão em pânico. Mesmo sabendo que a derrota está próxima, Hitler (Bruno Ganz) e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo. O Führer está assustado, Eva Braun, sua namorada e depois esposa mantém a moral em alta dançando e cantando com os oficiais. Goebbels e sua mulher trazem os seis filhos na esperança de um milagre. O 3º Reich está com as horas contadas. A história é contada do ponto de vista da nova secretária do Führer, Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), uma jovem de Munique, de 22 anos, alheia a ideais políticos, apenas feliz por estar servindo ao grande líder.

A roteiro de Eichinger e a direção de Hirschbiegel acertam por apostarem na sensibilidade emocional da história, além dos ideais políticos. O fato de grande parte do longa ser visto do ponto de vista da inocente Traudl colabora ainda mais para o impacto emocional do filme. A sua falta de engajamento político e até mesmo ingenuidade diante dos fatos que presenciava fazem com que sua personagem ganhe nossa simpatia, e ao mesmo tempo faz com que Hitler se torne humano aos nossos olhos, mesmo conhecendo toda sua história. E é aí que se destacam as performances do maravilhoso elenco. Bruno Ganz encarna Hitler com uma força e profundidade impressionantes, fazendo com que os momentos em que Hitler explode devido a sua situação crítica e às notícias que chegam sejam impressionantes e dignos de medo, e também os momentos em que ele exibe sua humanidade e até mesmo temor diante do inevitável. E acima de tudo, sua inabalável fidelidade aos seus ideais políticos, mesmo sendo abomináveis aos nossos olhos, sua firmeza até o fim é admirável.

O filme conta com um elenco de apoio admirável, ótimos figurinos e direção de arte que recriam os anos 40 de forma muito convincente. A fotografia e o cuidado de Hirschbiegel com a estética do filme também são impressionantes.

Todos esses adjetivos fazem com que A queda - as últimas horas de Hitler seja um filme importante do ponto de vista político e social e emocionalmente impactante.

Nota: 10