quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A felicidade não se compra (It’s a wonderful life)

A felicidade não se compra (It’s a wonderful life) – EUA – 1946

Direção: Frank Capra

Roteiro: Philip Van Doren Stern e Frances Goodrich

De tempos em tempos algum cineasta competente realiza um filme do tipo, como eu costumo dizer, “sobre a vida”. Um filme que trata do sentido de nossas existências e do porque de estarmos aqui neste mundo, e o que realmente importa aqui. Bons exemplos desses filmes sobre “a vida” são Contato (1997), As Horas (2002), Ao amanhecer (2007), Um sonho de liberdade (1994), entre outros. E agora que vi este fantástico A felicidade não se compra de Frank Capra o coloco no topo da lista.

George Bailey (James Stewart) é um homem que nunca quis seguir a carreira de banqueiro do seu pai. Ele queria sair de sua pequena cidade Bedford Falls para conhecer o mundo. Porém, por causa da necessidade de todos a seu redor devido a opressão causada pelo manipulador Sr. Potter que possuía quase todos os negócios da cidade e explorava os moradores, George se viu na obrigação de ajudar aquelas pessoas com seu banco e seu esquema de empréstimo para construção da casa própria. Por isso ele nunca conseguiu realizar o seu sonho, até que pensou em se matar por causa de uma dívida adquirida por acidente. Foi quando recebeu uma mãozinha de um anjo que veio do céu para ajudá-lo com o objetivo de ganhar sua promoção e suas asas.

Capra desenvolve a história com um tom muito leve e descontraído, como um ótimo “filme de Natal”, mas isso não significa que a narrativa não tenha seus momentos tensos e dramáticos. Os personagens são trabalhados com muito cuidado pelo roteiro, sem que nenhum deles se torne uma caricatura ou desumano, e sim pessoas comuns, com qualidades e defeitos e com facetas diferentes em suas personalidades, passíveis de mudança. Assim o amadurecimento de George ao longo da história com sua mudança de paradigmas e de sentido que dava à vida é completamente convincente. Principalmente com a ajuda do anjo da guarda atrapalhado que tem.

Valores profundos como amizade, amor, família e lealdade são passados de forma muito coesa e sem soar como liçõezinhas de fim de filmes hollywoodianos. Quando o anjo mostra a George como seria o mundo se ele não tivesse nascido, não tem como não se emocionar e aprender algo muito simples e profundo a respeito da existência: a nossa vida influencia outras pessoas tão intensamente e em tantos níveis diferentes.

A felicidade não se compra é um dos melhores Christmas movie de todos os tempos. Deve contar no currículo de todos que gostam de Cinema, da vida e de se emocionar com boas histórias.

Nota: 10