quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Desejo e Reparação (Atonement)

Desejo e Reparação (Atonement) – Inglaterra/França – 2007

Direção: Joe Wright

Roteiro: Christopher Hampton, baseado no livro de Ian McEwan

Atos têm conseqüências. Toda ação tem uma reação no universo. É baseado nessa premissa que Ian McEwan escreveu o maravilhoso livro Reparação que conta a história da garotinha Briony Tallis, dona de uma imaginação muito fértil e um talento para escritora que, durante um dia quente de verão na Inglaterra de 1935, depois de presenciar três fatos estranhos envolvendo sua irmã Cecilia (Keira Knightley) e o filho da empregada Robbie (James McAvoy), acaba realizando um julgamento errado que muda a vida do casal pra sempre. Atormentada pelo erro que cometeu, tenta repará-lo.

Assim como o ótimo filme do mesmo ano O caçador de Pipas, Desejo e Reparação traz como protagonistas crianças que, com toda a sua imaturidade, falta de conhecimento e sem poder de julgamento têm que tomar decisões sérias que acabam por mudar a vida de pessoas amadas, percebendo somente depois com a maturidade o erro que cometeram e a proporção terrível que as conseqüências tomaram.

A direção de Wright é impressionante, como já tinha mostrado no excelente Orgulho e Preconceito de 2005. Ele usa em abundância os planos subjetivos, movimentos de câmera sempre elegantes, acompanhando os personagens caminhando dentro da mansão, caminhando no parque etc., que dão a impressão no espectador de ser um observador presente no lugar. Um exemplo disso é quando Briony observa da janela de seu quarto os conseqüências que seu depoimento traz e percebe o que fez. A câmera vai se aproximando de seus olhos num close fechadíssimo, ao mesmo tempo que a trilha sonora entra em um crescendo.

A história se passa com muita fluidez, visto que observamos os fatos através dos olhos de Briony, para pouco tempo depois observar o mesmo fato de perto e ver o que realmente aconteceu. Isso é de extrema importância para o funcionamento da narrativa e para não julgarmos a garota, que mesmo sendo mimada e arrogante, não tem culpa alguma do que fez, pelo simples fato de ser uma criança e não entender por completo o que se passa ao seu redor.

E se imaginamos a princípio que estamos a assistir um drama de época que irá se passar apenas na mansão dos Tallis, com um corte seco nós somos levados à Segunda Guerra Mundial, já que Robbie decidiu se alistar para sair da prisão. A narrativa toma proporções maiores mostrando os horrores da Guerra. E o momento que sempre tira o meu fôlego é quando Robbie chega à praia de Dunkirk e encontra o acampamento dos ingleses. Wright acompanha Robbie num plano-seqüência (cena sem cortes) de dimensões gigantescas, observando a ação dos ingleses que tem que destruir tudo que vai ser deixado para trás que pode ser usado pelo inimigo. A cena é melancólica, tocante e dura por volta de cinco minutos sem um único corte. A logística da produção de uma cena deste nível é inimaginável.

Aliás, toda a produção merece elogios, desde a direção de arte que recria a década de 30 de forma brilhante, os figurinos elegantes (ressalto o lindo vestido verde usado por Cecilia), as locações impressionantes, e o já citado plano-seqüência na praia, tudo fotografado de forma muito competente.

O elenco está perfeito. Keira Knightley cria uma ótima Cecilia, moça burguesa que tenta reprimir os seus sentimentos por um rapaz de classe mais baixa. James McAvoy, ator talentoso, confere a Robbie um ar de simplicidade, ambição e ao mesmo tempo desprezo com sua situação social, o que às vezes contrasta com sua atitude com Cecilia, visto que na época, a diferença era algo difícil de ser ignorado. Mas quem impressiona mesmo é a jovem Saoirse Ronan, que cria uma Briony complexa, imatura e mimada, que mesmo às vezes arrogante, não deixa de ser apenas infantil. E Vanessa Redgrave é ótima em mostrar o peso de carregar um arrependimento por toda uma vida.

Outro ponto alto do filme é a trilha de Dario Marianelli. Ele cria temas marcantes e emocionantes e ao mesmo tempo mescla os sons provenientes do que vemos na tela com a sua música. Exemplo disso são as pancadas de um guarda-chuva num carro unidos à orquestração ou mesmo o barulho de uma máquina de escrever constante ao longo de todo o filme que revela no fim o seu propósito. Poucas vezes escutei uma trilha tão tocante.

Com um final que deixa um nó na garganta, o longa brinca com a linguagem cinematográfica, assim como o livro brinca com a literária, manipulando os sentimentos do espectador. Afinal, não é manipulação de sentimentos o que procuramos quando pegamos um bom livro pra ler ou vemos um bom filme?

Nota: 10

Incontrolável (Unstoppable)

Incontrolável (Unstoppable) – EUA – 2011

Direção: Tony Scott

Roteiro: Mark Bomback

Velocidade Máxima foi um pequeno marco para os filmes de ação frenética, com a ótima Sandra Bullock e o inexpressivo Keanu Reaves. Infelizmente a continuação foi um grande embaraço sem o mesmo carisma e boa história do primeiro. De lá pra cá, alguns exemplares do gênero tentaram repetir o mesmo o feito, mas sem muito sucesso, até este Incontrolável do irmão um pouco menos talentoso de Ridley Scott, Tony Scott, responsável em 2009 pelo ruim O Sequestro do Metro 123, também estrelado por Denzel Washington.

Seu novo longa Incontrolável conta a história do maquinista Frank prestes a se aposentar (Danzel Washington) que nos seus últimos dias de trabalho tem que treinar, com má vontade de sua parte obviamente, o novato Will (Chris Pine). Num dia comum de trabalho, um trem carregado de substâncias perigosas, por acidente sai da estação sem maquinista em alta velocidade sem conseguir ser parado pela torre de comando causando estrago por onde passa. Frank e Will acham que podem parar o trem e resolvem tentar a sorte.

O filme tem a mesma lógica de Velocidade Máxima, tentando relatar o ato heróico dos dois homens para salvar as vidas em risco no caminho do trem. O problema do roteiro é que ele não gasta muito tempo desenvolvendo seus personagens ou tenta conferir alguma profundidade à história. O foco é o salvamento do trem e pronto. Frank e Will são meras marionetes usadas com o propósito de contar uma história de ação. O destaque fica por conta de Rosario Dawson, sempre cativante e cheia de energia, consegue criar uma personagem carismática numa história rasa.

As cenas são rodadas com talento por Scott, conseguindo causar tensão no espectador e fazem com que este entenda e acompanhe tudo que se passa na tela sem muita dificuldade, adotando uma montagem limpa, sem câmeras epiléticas ou cortes muito brutos.

Se você está procurando entretenimento sem compromisso, e está sem vontade de pensar muito, pode assistir Incontrolável que irá te servir perfeitamente.

Nota: 6

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lista completa de filmes vistos em 2010

Para quem não sabe, a classificação é a seguinte:

* péssimo
** ruim
*** razoável
**** bom
***** excelente

Aqui vai a lista completa de longas vistos em 2010:

1. 500 dias com ela ((500) Day of Summer – 2009) *

2. 9 - A salvação (9 – 2009) ***

3. A abadia de Northanger (Northanger Abbey – 2007) ****

4. A espera de um milagre (The green Mile – 1999) *****

5. A Estrada (The road – 2010) *****

6. A felicidade não se compra (It’s a wonderful life – 1946) *****

7. A fita branca (Das weisse band – 2009) *****

8. A lenda dos guardiões (legendo f the Guardians – 2010) ****

9. A letra escarlate (The scarlat letter – 1995) *****

10. A maldição da flor dourada (Man cheng jin dai huang jin jia - 2007) *****

11. A origem (Inception – 2010) *****

12. A partida (Okuribito/Departures – 2008) *****

13. A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday – 1953) *****

14. A princesa e o sapo (The princess and the Drog – 2009) ***

15. A prova de morte (Death proof – 2007) *****

16. A queda – as últimas horas de Hitler (Der Untergang – 2004) *****

17. A Última tentação de Cristo (The Last teptation of Christ - 1988) *****

18. Abraços partidos (Los abraços rotos – 2009) ****

19. Além da linha vermelha (The thin red line – 1998) *****

20. Alice no país das maravilhas (Alice in Wonderland – 2010) ****

21. Alien – o oitavo passageiro (Alien – 1979) *****

22. Amantes (Two lovers – 2009) *****

23. Amor sem escalas (Up in the air – 2009) *****

24. Anticristo (Ant crist – 2009) *****

25. Apocalypto (Idem – 2007) *****

26. As crônicas de Nárnia – a viagem do peregrino da alvorada (The Voyage of the Dawn Treader – 2010)

*

27. As melhores coisas do mundo (Idem – 2010) *****

28. Assassinato no expresso do Oriente (Murder on the Orient Express – 1974) *****

29. Atividade Paranormal (Paranormal Activity – 2009) *****

30. Atividade paranormal 2 (Paranormal Activity 2 – 2010) ***

31. Avatar (Idem – 2009) *****

32. Away we go (Idem – 2009) *****

33. Boogie nights – prazer sem limites (Boogie nigths – 1997) *****

34. Brideshead (Brideshead – desejo e poder – 2009) **

35. Brilho de uma paixão (Bright Star – 2009) ****

36. Casablanca (Idem – 1942) *****

37. Charada (Charade – 1963) *****

38. Chéri (Idem – 2009) *****

39. Chico Xavier (Idem – 2010) ****

40. Como treinar seu dragão (How to train your dragon – 2010) *****

41. Contato (Contact – 1997) *****

42. Cortina rasgada (Torn Courtain – 1966) ****

43. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard – 1959) *****

44. Criação (Criation – 2009) ****

45. De volta para o future parte II (Back to the future part II – 1989) *****

46. De volta para o futuro (Back to the future – 1985) *****

47. De volta para o futuro parte III (Back to the future part II - ) *****

48. Desejo e perigo (Lust, caution – 2007) ****

49. Direito de amar (A single man – 2009) *****

50. Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula – 1992) *****

51. Dreamgirls (Idem – 2006) ****

52. E o vento levou (Gone with the wind – 1939) *****

53. Eclipse (Idem – 2010) ***

54. Ed Wood (Idem – 1994) *****

55. Educação (An Education – 2009) *****

56. Encontro Explosivo (Knight and Day – 2010) ****

57. Entre irmãos (Brothers – 2009) *****

58. Entre os muros da escola (Entre les Murs – 2009) *****

59. Entrevista com o vampiro (Interview with the vampire – 1994) *****

60. Festim diabólico (Rope – 1948) *****

61. Fúria de titãs (Clash of the titans – 2010) ***

62. Hamlet (Idem – 1996) *****

63. Harry Poter as relíquias da morte parte 1 (Harry Potter and the deathly hallows – 2010) *****

64. Heróis (Push – 2009) ****

65. Idas e vindas do amor (Valentine’s Day – 2009) ****

66. Ilha do medo (Shutler Island – 2010) *****

67. In the loop (Idem – 2009) *****

68. Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark – 1981) *****

69. Intrigas de Estado (State of play – 2009) ****

70. Invictus (Idem – 2009) ****

71. Janela Indiscreta (Rear window – 1954) *****

72. Joana D`arc (Joan D`Arc – 1999) ****

73. Julie e Julia (Julie & Julia – 2009) ***

74. Kill Bill (Idem – 2003) *****

75. Lobisomem (The Wolf Man – 2010) ***

76. Magnólia (Magnolia – 1999) *****

77. Margot e o casamento (Margot at the wedding – 2008) *****

78. Mary & Max (Idem – 2009) *****

79. Megamente (Megamind – 2010) *****

80. Nascido para matar (Full metal jaket – 1987) *****

81. Nicky e Noah (Nick and Noah – 2008) *****

82. Nine (Idem – 2009) ****

83. O amor acontece (Love happens – 2009) *

84. O amor não tem regras (Leatherheads – 2008) ****

85. O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (The assassination of Jesse James by the

Coward Robert Ford – 2007) *****

86. O escritor fantasma (The ghost writer – 2010) *****

87. O Fabuloso destino de Amelie Poulain (Le Fabuleux destin d`Amélie Poulain – 2001) *****

88. O Fantástico Mr. Fox (Fantastic Mr. Fox – 2009) ****

89. O Golpista do ano (I love you Phillp Morris – 2009) *****

90. O guia do mochileiro das galáxias (the hitchhiker's guide to the galaxy –2005) *****

91. O Homem de ferro 2 (Iron man 2 – 2010) *****

92. O Jogador (The player – 1994) *****

93. O livro de Eli (The book of Eli – 2010) ****

94. O mágico de Oz (The Wizard of Oz – 1939) *****

95. O Mensageiro (The Messenger – 2009) *****

96. O peregrino (The Pilgrim’s progress – 2007) ****

97. O Pianista (The Pianist – 2002) *****

98. O Poderoso Chefão (The Godfather – 1972) *****

99. O Poderoso chefão parte II (The Godfather part II – 1978) *****

100. O Poderoso Chefão parte III (The Godfather part III – 1990) *****

101. O segredo de seus olhos (El segreto de sus ojos – 2009) *****

102. O senhor dos Anéis – a sociedade do anel (The Lord of the rings – the fellowship of the ring – 2001)

*****

103. O senhor dos Anéis - as duas torres (The Lord of the rings – the two towers –2002) *****

104. O senhor dos anéis – o retorno do rei (The lord of the rings – the return of the king – 2003) *****

105. O último imperador (the last emperor – 1986) *****

106. O último mestre do ar (The last airbender – 2010) ***

107. Oliver Twist (Idem – 2005) ***

108. Onde vivem os monstros (Where the wild things are – 2009) *****

109. Orgulho e preconceito (Pride and Prejudice – 1940) ****

110. Os Espíritos (The Frighteners – 1996) *****

111. Peixe grande e suas histórias maravilhosas (Big Fish – 2004) *****

112. Plano B (The back up plan – 2010) ***

113. Platoon (Idem – 1986) *****

114. Preciosa (Precious – 2009) *****

115. Príncipe da Pérsia – as areias do tempo (Prince of Persia – the sands of time –2010) ***

116. Quando fala o coração (Spellbound – 1945) *****

117. Quase famosos (Almost famous – 2000) *****

118. Rebecca a mulher inesquecível (Rebecca – 195 ) *****

119. Revelação (What lies beneath – 2000) ***

120. Robin Hood (Idem – 2010) **

121. Salt (Idem – 2010) ***

122. Shrek pra sempre (Shrek Forever – 2010) **

123. Simplesmente complicado (It’s Complicated – 2009) ***

124. Sin City – a cidade do pecado (Sin City – 2005) *****

125. Tá rindo de quê? (Funny People – 2009) ***

126. Terra fria (North country – 2005) ****

127. The last station (Idem – 2009) *****

128. Tinha que ser você (Las chance Harvey – 2009) *****

129. Titanic (Idem – 1997) *****

130. Toy Story 3 (Idem – 2010) *****

131. Toy Story 3 (idem – 2010) *****

132. Tropa de elite (Idem – 2007) *****

133. Tropa de elite 2 (Idem – 2010) *****

134. Um homem sério (A serious man – 2009) *****

135. Um olhar no paraíso (The lovely Bones – 2009) *****

136. Um sonho possível (The blind side – 2009) ****

137. Uma noite fora de série (Date night – 2010) ****

138. Up – Altas aventuras (Up – 2009) *****

139. Vício Frenético (Bad Lieutenant – 2010) ****

140. Vigaristas (The brothers Bloom – 2009) ****

141. Wall Street – O dinheiro nunca dorme (Wall Street – Money never sleeps – 2010 *****

142. Wall Street (Idem – 1987) *****

143. Zodiaco (Zodiac – 2004) *****

144. Zorba, o grego (Zorba, the greek – 1964) *****

145. Zumbilândia (Zombiland – 2009) *****