segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os três mosqueteiros (Les Trois Mousquetaires)

Os três mosqueteiros (Les Trois Mousquetaires)

Autor: Alexandre Dumas (pai)

Sempre tive vontade de ler algo escrito por Alexandre Dumas, e depois que ganhei de aniversário do meu amigo Jair no último ano Os três mosqueteiros, me tornei o mais novo fã do escritor francês do século XIX.

Dumas situa a história em uma frança instável políticamente, quando conhecemos D’Artangnan e aqueles que se tornaram seus inseparáveis amigos: Aramis, Porthos e Athos. A princípio eram inimigos à beira de um duelo, mas depois de resolvido o impasse, a afinidade vem à tona e uma seqüência de aventuras se segue em seus caminhos.

Enfrentando desilusões amorosas, intrigas políticas, duelos por dinheiro e outras coisas, os quatro parceiros viajam pela França e Inglaterra enfrentando os obstáculos em seus caminhos com muito valentia, bom humor de espírito e uma amizade inseparável.

O estilo de escrita de Dumas me atraiu muito, sua forma de arranjar as palavras para que causem o efeito desejado, sua ironia e bom humor ácido fazem a leitura muito prazerosa, mas as vezes difícil de ser compreendida. Não vejo a hora de ter a oportunidade de ler outra de suas obras.

Recomendadíssimo.