quarta-feira, 9 de junho de 2010

Top 5 da Sessão da Tarde

Já faz longos anos que não tenho tempo para assistir filmes na Sessão da Tarde da rede Globo. Minha admiração pela Emissora atualmente não é das maiores, como expressei nesse post, mas não há como negar a parcela considerável de longas que assisti na Globo durante minha adolescência, logo depois que chegava da escola e ficava o resto da tarde jogando vídeo games ou assistindo TV. E qualquer um da minha idade (não sei como anda a programação dos filmes hoje em dia) pode lembrar aqueles “clássicos” que tinham reprises periódicas incansáveis e que fizeram e fazem parte da cultura pop e das nossas vidas.

Vamos à minha lista...

1. Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller’s Day Off – EUA – 1986)
Direção: John Hughes
Momentos antológicos como o carrão vermelho caindo no meio da floresta, o número musical de Ferris no meio do desfile da cidade e o cachorro atacando o diretor do colégio fazem com que o filme seja inesquecível para aqueles que assistiram em sua adolescência e o colocam no Top 1 da lista. Toda a rebeldia sem causa de um adolescente é expresso através do comportamento de Ferris com relação aos seus pais, sua irmã, sua escola, melhor amigo e namorada.

2. Os Goonies (The Goonies – EUA – 1985)
Direção: Richard Donner
Poucos filmes têm o encanto e são tão divertidos como esse. Quem nunca se imaginou achando um mapa do tesouro e saindo à caça? O fio condutor do filme é a necessidade que os Goonies têm de ajudar os seus pais a não perder a sua casa e por conseqüência, se mudarem e se afastarem de seus amigos. História cativante e envolvente que tem o dedo do mestre Spielberg.

3. Te pego lá fora (Three O'Clock High – EUA – 1987)
Direção: Phil Joanou
Quem nunca se envolveu em uma confusão no colégio? Qualquer um se identifica com a história do tímido rapaz que se envolve sem querer em uma briga na escola pelo motivo mais idiota. O filme tem seus momentos inspirados e muito engraçados, o que garantiu a terceira posição da minha lista.

4. Quero ser grande (Big – EUA – 1988)
Direção: Penny Marshall
Quem não se lembra de Tom Hanks tocando o Bife de pé em cima de um teclado gigante numa loja de brinquedos? O filme brinca com todas as possibilidades que a premissa oferece: o que aconteceria se uma criança fosse adulta por um dia? O longa é diversão garantida.

5. O Falcão está à solta (Hudson Hawk – EUA – 1991)
Direção: Michael Lehmann
Hoje quando vejo o filme, enxergo muitos defeitos. Mas nas incontáveis vezes que assisti quando criança e adolescente achava que não existia nada mais divertido. Bruce Willis na pele de Hawk tendo que roubar obras de Da Vinci contra sua vontade rende gags cômicas ótimas e muita aventura. Sempre amei o casal de milionários malucos.

Bem, esta é minha lista Top 5 da Sessão da Tarde. Se vocês tiverem mais algum longa em mente (com certeza), deixem um comentário para relembrarmos. Mais listas como essa serão postadas no blog num futuro próximo.