segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s)

Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s)

Autor: Truman Capote

Editora Companhia das Letras, 2005, 152 páginas

A narrativa de Bonequinha de Luxo flui com muita facilidade por dois motivos: a excelente escrita de Truman Capote, que conta a história de forma estilosa e sempre interessante e a excêntrica e irresistível personagem Holly, uma prostituta de luxo (posso dizer isso?) que vive em Nova York e tem sua história contada no livro através de seu novo vizinho, a quem chama de Fred.

O relacionamento de Holly e seu novo vizinho é muito bem desenvolvido pela narrativa, e nós, enquanto”ouvintes” da história que ele, o vizinho, tem pra contar, conseguimos entender perfeitamente o fascínio que a moça exerce sobre ele e sua sempre crescente curiosidade em decifrar quem ela de fato é e suas reais motivações na vida. Assim entendemos quando ele se intromete entre Holly e seu passado; vemos que sua atitude foi nada menos do que curiosidade e um pouquinho também de vingança. E descobrir as verdadeiras motivações da moça não a diminui. Pelo contrário: tornam-na ainda mais interessante.

Gostei muito de ver a falta de julgamentos e moralismo de Capote ao descrever seus personagens, que poderiam ser tratados como fúteis, vulgares e sem valores morais por outro autor, mas ele os trata simplesmente como seres humanos, dotados de qualidade e defeitos, e que possuem seu passado, e como todos as pessoas, são afetadas por ele.

Recomendo o livro, que é uma leitura leve e interessante. Aliás, recomendo ler o livro e depois assistir ao filme homônimo de 1961 baseado nele, dirigido por Blake Edwards e estrelado pela adorável Audrey Hapburn.

Nota: 9