sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lendo as imagens do cinema

Lendo as imagens do cinema

Autores: Laurent Jullier e Michael Marie

Editora Senac, São Paulo - 2009

Para quem é leigo na arte do Cinema como eu e que adquiriu o seu conhecimento apenas vendo filmes, lendo críticas e sites na rede, o livro Lendo as imagens do Cinema é uma leitura muito interessante. Para pessoas com uma bagagem já adquirida, creio que será uma leitura um pouco chata e repetitiva, mas pra mim, foi mergulhar em todo um maravilhoso mundo novo de conhecimento, dos quais apenas ouvia alguns termos aqui e ali, sem de fato entender o que eles significavam.

O livro se prende aos conceitos de plano e seqüência que são as bases da imagem do cinema. Ele discursa largamente sobre cada um e dá muitos exemplos de filmes conhecidos, todos ilustrados abundantemente. Essa á a parte mais interessante do livro.

A segunda parte se dedica a analisar seqüência de filmes importantes, indo de Cantando da Chuva e Crepúsculo dos Deuses até Shrek 2 e Titanic. Essa parte também é bastante interessante, principalmente se o capítulo aborda um filme que você gosta, mas a análise quadro-a-quadro pode ficar um pouco maçante, às vezes. Ao todo são analisados vinte e seis seqüências minuciosamente, dissecando movimentos de câmera, enquadramentos e técnicas visuais. Senti falta da análise do uso da linguagem cinematográfica em cada seqüência. O autor se restringiu à parte técnica e gráfica, sem se importar com o que de fato aquilo significa para o espectador como resultado final com a seqüência finalizada com todos os seus elementos (trilha sonora, diálogos, efeitos sonoros, etc.). Isso é mais presente na primeira parte do livro.

De forma geral, Lendo as imagens do Cinema é uma ótima leitura para quem quer se aprofundar um pouco na Sétima Arte e entender o ofício de fazer Cinema.