quarta-feira, 27 de julho de 2011

Emma (Minissérie da BBC – 2009)


Direção: Jim O’Hanlon

Roteiro: Sandy Welch, baseado no livro de Jane Austen

A BBC sempre realiza ótimas séries e minisséries, e não foi diferente com Emma, do ano de 2009. É uma adaptação da obra literária de uma de minhas escritoras favoritas, Jane Austen. Seu livro Orgulho e Preconceito é um dos que mais gosto, e Razão e Sensibilidade é excelente. Nunca li Emma, mas já havia visto um filme de 1996 estrelado por Gwyneth Paltrow e tinha gostado bastante, apresar de perceber que o tom desse é bem diferente de Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, tendendo mais para a comédia.

Emma (Romola Garai) era uma menina rica, jovem, bonita e mimada pelo pai viúvo e que nunca passou por nenhuma adversidade na vida. Ela vive na Inglaterra Vitoriana. Sua única preocupação é se emprenhar em arranjar casamentos entre os seus conhecidos, e manipular os sentimentos dos outros para formar os pares que deseja. O que ela não sabe é que seus planos podem não sair como espera, e seu julgamento a respeito dos sentimentos e interesses dos outros pode não estar sempre certo. E pior ainda: ela acaba descobrindo que não conhece nem os seus próprios sentimentos tão bem como pensava.

A minissérie não tem a qualidade da narrativa de Orgulho e Preconceito, também da BBC, mas acerta em muitos pontos. O roteiro é sólido, apresar de se perder em alguns momentos e fazer com que o espectador sinta dificuldade de acompanhar todos aqueles encontros e desencontros dos personagens. E história flui com naturalidade e conseguimos gostar e torcer pelos personagens que merecem. E quando um personagem tem que ser ambíguo e difícil de ser decifrado, o roteiro e a direção conseguem isso, o que é um bom feito.

Li sobre o desempenho de Garai como Emma, e diziam que ela estava caricata e exagerada. A sua performance com certeza não caberia bem como as heroínas de Orgulho e Preconceito ou Razão e Sensibilidade, mas para Emma, cujo tom predominante é a comédia, eu acho que ela serviu perfeitamente. Emma era um moça vivaz, passional e radiante. Não contida e racional.

O elenco no geral se sai muito bem. E destaco a qualidade da produção, no que diz respeito à direção de arte, reconstrução de época e figurinos impecáveis. A trilha sonora é expressiva e bela. Traz com eficiência o clima da época; mas fiquei com o sentimento de que os temas poderiam ser mais bem desenvolvidos e trilha um pouco mais presente na história. Mas da foram que está, cumpre bem seu papel.

Recomendo Emma para aqueles que gostam de Jane Austen e de produções de época. Com certeza é acima da média.

Nota: 8